domingo, 30 de janeiro de 2011

"Longboarding is Punk!!"



Tudo o que se diz por aí e nos nossos media sobre surf está muito bem...mas surf na sua essência é isto!
Joel Tudor Duct Tape Invitational by Vans - Santa Cruz, o "anti-contest contest"!
O carismático Joel Tudor decidiu apoiar o surf exímio daqueles que escolhem outros tipos de shape, que raramente competem e que dificilmente conseguem ganhar algum dinheiro com o surf.
Para isto, Joel "proibiu" os leash's, o excesso de fins e tudo o que flutuasse com menos de 5kg de peso. Convidou 16 dos melhores longboarders clássicos do mundo e mais algumas lendas do longboard como Nat Young e Herbie Fletcher, para uma competição em Steamer Lane-Santa Cruz, Califórnia, onde o mais importante é a diversão e a reunião de toda a "tribo".

Joel refere que: "it's more fun to hang out with your friends than the guy who caught the best wave."

As condições do mar, neste evento tão singular, só podiam estar clássicas e Steamer Lane recebeu este "encontro de amigos" com um clima primaveril, glass e com ondas com óptima formação e consistência.

Para além dos prémios para os vencedores houve também um prémio para o melhor sacrifício infligido a uma prancha, o board sacrifice. Este segundo Joel é um dos momentos altos do evento, como ele próprio explica: "That was one of the highlights of the contest. When I was a kid, I did a contest here and the waves were really flat and this guy rode his board straight into the rock. It was incredible. A board sacrifice is so necessary because somebody is going to lose their shit."
O board sacrifice foi ganho por Chad Marshall, após disputa renhida com o surfista local Jason "Ratboy" Collins, cuja prancha se mostrou indestructível. Chad ganhou $1,000 por conseguir o melhor ding do evento, depois de lançar a sua longboard para as rochas, provando que a sua prancha era uma verdadeira "shittier board".

Para terminar, o menos e o mais importante.
O menos importante, o vencedor: Alex Knost.
E o mais importante, o próximo evento vai ser bem perto de nós, em Espanha na costa das Astúrias, numa praia clássica para longboard, Salinas.
Segundo as palavras do mestre: "The next one is going to be a blast, We're going to be in Salinas, Spain and then drive back to France afterwards. It's cool because Vans is helping everyone out and none of these kids have the comfort of getting to travel with a budget so they're used to having the best time they can in the shortest time they can."

Mais uma vez Joel Tudor em conjunto com a Vans a liderar e a provar que o movimento contra-cultural do surf está bem vivo.
Vale a pena a consulta:

Vans Duct Tape Invitational
Autoria: André Falcão, 2011
Fonte: http://www.surfline.com/

Sem comentários: