quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Colecção de Pintura "de Bolso"


Lembram-se da colecção Livros de Bolso da Europa-América?
Democratizaram muitas obras conhecidas, quer pela sua dimensão reduzida, fácil de transportar, quer pelo seu preço, acessível a todas as bolsas.

Embora totalmente diferente, o livro EN-2, da autoria do Designer, Ilustrador e Soul Surfer João Catarino, é uma obra original por esse facto, ser praticamente uma colecção de pintura condensada num pequeno livro, cujo tema ou contéudo o transforma num valioso guia.
Guia de um roteiro pelas raízes presentes nas terras que a estrada EN-2 atravessa.

Finalmente encontrei o bonito livro de encadernação amarela e pude adquiri-lo.
Foi então com deleite que, nas horas vagas deste bonito dia de sol, viajei com o João e o Buggy na sua belissíma VW "Pão de Forma" ao longo dessa "estrada esquecida".

E marco a marco por entre montes e vales, banhos de rio, aldeias desaparecidas, campos de girassóis, linhas de comboio desactivadas, gentes cheias de história, lá vamos caminhando ao ritmo dos desenhos e da velhinha mas fiel carrinha, enchendo a alma de vida, de simplicidade e de liberdade.

O João, tal e qual a Europa-América, democratizou este seu apaixonante projecto, partilhando as pistas para lhe seguir as pegadas, não só em idêntica odisseia, mas também na selecção daquilo que a vida tem de mais relevante e autêntica. As raízes, os costumes e a cultura do nosso país, presente não nos livros, nos museus ou nas galerias, mas na realidade.
Sendo um leigo em matéria artistíca sinto que o seu trabalho e os que vem mostrando no seu blog há alguns anos remetem para pormenores que aparentemente simples à partida, são, na verdade após a passagem pelo crivo do João, elementos chave da matéria que compõe os lugares, as paisagens, as pessoas e os objectos.
O João capta-lhes a alma.
Para o observador é um estimulo à sua sensibilidade estética, um desafio à distinção entre o bom e o mau, entre o bonito e o feio, entre o essencial e o supérfluo.
Na velocidade de auto-estrada da vida, o João obriga-nos a travar e convida-nos a contemplar...
Autoria: André Falcão, 2011
Imagem retirada do blog do João Catarino: www.desenhosdodia.blogspot.com

Sem comentários: